SOMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?

30 11 2012
 
 

Não importa o que consideremos “imagem e semelhança de Deus” como pode ter aprendido da tradição ou pelos ensinamentos do padre, pastor ou bispo, á maneira de cada qual PORQUE NINGUÉM É E NEM JAMAIS FOI A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, nem mesmo o Jesus – homem.

Esta afirmação é categórica e é dita assim com o propósito de chocá-lo, uma vez que o objetivo, nesse particular, é mostrar á luz da Palavra de Deus o que os homens são por ainda não serem, e o que muitos ignoram por ainda não saberem.

Primeiramente julgamos necessário que nos entendamos sobre o que é que Deus designa homem (e/ou deuses) (Salmo 82-6: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.”) em relação a Ele, único SER ilimitado e verdadeiramente inteligente em face dos Seus próprios, grandes e absolutos atributos: Eternidade, Onipotência, Onisciência e Onipresença, e que nos é intuitivo ser outras inteligências, evidentemente, limitadas pela privação dos mesmos atributos. Nesse sentido não discutiremos a forma externa com a qual o homem se apresenta pois satanás também é homem (Ezequiel 28-9: ” Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.”) e pode se apresentar até como anjo de luz (II Coríntios 11-14:” E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”), enquanto que, muitas vezes, foram vistos anjos em forma de varões humanos quase sempre só identificados como desta espécie por declaração própria e quando inquiridos(Josué 5-13 e 14:”E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pós em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?  E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? ” , Lucas 1-19:”E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas”). 

Talvez tenha-se dificuldade de entender o acabamos de afirmar por termos aprendido que o homem é a imagem e semelhança de Deus, mas a Bíblia não diz que o homem foi feito sendo a imagem de Deus, mas “à imagem”, que se deve entender “para a imagem”, porque Deus sendo Espírito não tem imagem, e nem diz tão pouco ele ter sido feito semelhança de Deus, porque deste mesmo Deus do qual seria semelhança, fala inquirindo, o profeta Isaías: “A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? (Isaías 40-18); e noutra parte o salmista exclama: “Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR?” ( Salmo 89-6 ). De resto o próprio Deus exclama: “A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?”, deixando explícito o entendimento da inexistência de qualquer semelhante. Logo a semelhança do homem é apenas potencial, ainda…

Por outro lado poderíamos está firmando nossas bases nos léxicos que informam imagem e semelhança com o significado de uma mesma coisa. Mas desejamos esclarecer que estamos aqui tratando do homem não como nós possamos pensar que ele é, nem ainda como o padre, pastor ou bispo, ás suas maneiras, possam estar ensinando ser ele, mas sim como ele se apresenta sendo biblicamente.

Desde logo queremos explicar que, nas Escrituras, entendemos “imagem” inteiramente distinta de “semelhança”. Nelas o sentindo de imagem é aquilo que você pode refletir num espelho, e que ninguém tem para refletir igual, nesta geração, nem na que foi e nem na geração que virá, é exclusivamente a sua imagem;….

 ….e semelhança é o que você vê olhando para o seu pai, mãe e irmãos. Nesse sentido, então, só Um poderia ser a “imagem” de Deus; o Próprio Deus. E Este é o Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai. ( Hebreus 1-2 e 3″ A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; ; Colossensses1-15:” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” )

Ora, se o Deus invisível ( sem imagem ) escolheu e designou a Jesus para a Sua Imagem, e não podendo existir duplicidade dela, já estamos em condições de entender para saber que o homem só chegará á imagem de Deus, à medida em que se tornar semelhante a Jesus. Assim, sendo Jesus, como de fato é: “a imagem” expressa de Deus, quando NAQUELE GRANDE DIA (já as portas) recuperar “a semelhança’ perdida em favor do homem ( Filipenses 2-7: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; I Coríntios 15-51 e 52; Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.), que por sua vez será transformado á semelhança dEle, virá a ser a expressa “semelhança” de Deus, já tendo a imagem.

Ou seja ainda: O Homem ideado por Deus em Genesis 1,26 ( E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ) ainda não existe. Somente existirá quando formos um em Cristo, num tempo que está próximo.

É isso aí!

Clique abaixo e leia todas as postagens desta série:

http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o )

Read more: http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o#ixzz2DhzmOEXb

Anúncios

Ações

Information

10 responses

26 01 2016
wellington

não seria o homem antes de Adão a semelhança de Deus como a própria palavra diz façamos o homem a nossa imagem e semelhança, então penso que este primeiro homem sim realmente era semelhante a Deus dai o pecado do orgulho colocado no mundo por lucífer que desejou ser como Deus desejou ter aquilo que Deus havia criado pois tudo era perfeito o homem tinha dominio sobre tudo na terra e sô sendo a semelhança de Deus teria o poder de dominar a feras tao grandes, dai a queda do demonio para o abismo e Deus reformando toda terra e criando o homem desta vez do pô para não se orgulhar mais como primeiro homem.

7 10 2016
EDUARDO ALVES DOS SANTOS

Paz do Senhor
Eu pude notar que sua tese e bem interessante, mais muito equivocada
Eu posso estar enganado mais você é agnóstico é não ver Deus como realmente é.
Você mostra um entendimento da Bíblia de forma incompleta.
Você talvez não aceite mais a biblia não é um livro somente físic mais também espiritual.
E você não soube separar os dois fatos.
E outra coisa quando se estuda a bíblia não podemos nos prender ao idioma do nosso tempo
Pois a biblia foi escrita em um período de 1600 anos.
Devemos estudar a Bíblia com cuidado
Conhecer tradições ,forma de linguagem da época. Costumes é cultura.
A sua tese deve ser corrigida.

7 10 2016
EDUARDO ALVES DOS SANTOS

Sinto dizer que sua forma de pensar está errado

24 02 2016
JAIR BARBOSA

Acho incrível esta tese. Vejo muita coerência. É difícil discutir este assunto porque as pessoas, mais tradicionais, julgam ser um pensamento herético.
Uma pergunta: para mim estes seres eram indestrutíveis por serem imagem e semelhança de Deus. Onde estão eles? São os seres aprisionados nos abismos?

29 03 2016
Anônimo

Bom…
Imagem e semelhança, bejo muitas.
Deus é um Ser criador, e é só olhar em sua volta que vemos que é uma caracteristica nossa. (só dar massa de modelar para uma criança e observar) Também somos compostor por corpo, alma e espírito, uma coincidência, ou algo a ver com um Deus Trino? Claro, não podemos gerar a vida… mas isso não é verdade. Uma vez que um homem e uma mulher “se tornam uma só carne”, podemos gerar vida.
Vejo que “imagem e semelhança” vai além de orelha, nariz, boca…
Deus esteja com todos.

7 10 2016
EDUARDO ALVES DOS SANTOS

Não é não
A tese está equivocada

7 10 2016
EDUARDO ALVES DOS SANTOS

Paz do Senhor
Eu pude notar que sua tese e bem interessante, mais muito equivocada
Eu posso estar enganado mais você é agnóstico é não ver Deus como realmente é.
Você mostra um entendimento da Bíblia de forma incompleta.
Você talvez não aceite mais a biblia não é um livro somente físic mais também espiritual.
E você não soube separar os dois fatos.
E outra coisa quando se estuda a bíblia não podemos nos prender ao idioma do nosso tempo
Pois a biblia foi escrita em um período de 1600 anos.
Devemos estudar a Bíblia com cuidado
Conhecer tradições ,forma de linguagem da época. Costumes é cultura.
A sua tese deve ser corrigida.

5 08 2017
wellpb

Olá amigo, obrigado por seu comentário. Muitos, como você me chamam de agnóstico, mas não sou. Sou crente na pessoa do Senhor Jesus e muito! Apenas sou, também, um profundo admirador dos Detalhes interesSantíssimos da Palavra de Deus!

4 08 2017
Madalena Silva

Boa tarde Wellington. Legal o seu blog, é bom podermos conversar sobre esses assuntos.

Você disse num post anterior (A Geração Pré Adâmica) que Gênesis 1:26, 27 refere-se a uma geração que existiu antes de Adão, certo?
E nesse post você disse que o homem ideado por Deus em Gênesis 1:26 ainda não existe.

Me explique a contradição?

5 08 2017
wellpb

Olá, obrigado pela pergunta.
Não há nenhuma contradição. Quando Deus disse: Façamos o homem à ( à = a+a deve-se entender como “para ser a” e não “a”, que significaria igual ) nossa imagem…. o Criador ideou, ou idealizou este homem para vir a ser Sua imagem. Mas, com a queda deste, não conseguiu atingir o objetivo e, conforme esmiuçado nesta postagem e nas demais deste blog, chegamos a conclusão que o homem, então, ideado, idealizado por Deus em Gênesis 1,26 não existe, ainda, e só existirá quando formos um em Cristo.
Espero ter respondido, se não, estou à (a+a= para) sua disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




ALFA - FNM

FNM - Uma paixão FeNoMenal